Grama rápida no Photoshop

Neste post veremos como desenhar grama rapidamente para finalizar uma manipulação. Basicamente precisamos apenas configurar o pincel (brush) com formato de grama e pintar na máscara, vejamos como.

Temos uma imagem de fundo com chão de grama e colocamos uma caixa em cima, mas vejam na imagem abaixo que a caixa parece flutuar pois não está inserida na foto.

tutograma-12

Então faremos com que a caixa afunde na grama, para isso configuraremos um pincel  para escondermos a parte de baixo da caixa. Escolha a Brush Tool (que é o ícone com formato de pincel como está marcado na imagem abaixo à direita), vá na janela Brush do Photoshop e nesta janela escolha a aba Brush Tip Shape. Procure o brush com formato de grama que tem o valor 134.

tutograma-11

Veja como é o formato do pincel de grama sem nenhuma configuração, como podem ver a grama que pintamos é bem sem graça.

tutograma-8

Agora que já escolhemos nosso brush vamos configurá-lo para que fique o mais natural possivel. Então marque a opção Shape Dinamics e não altere as opções da ferramenta que aparecem ao lado. Essa opção faz com que o brush fique meio bagunçado, veja na imagem abaixo que as folhinhas da grama ficam ora pra esquerda, ora pra direita. O que deixa bem mais natural, pois na vida real as folhas não ficam todas pro mesmo lado né?

tutograma-10

Olhem agora que o brush ficou mais parecido com uma grama.

tutograma-7

Para ficar mais real, vamos mudar a dispersão do nosso brush, para que eles não fiquem amontoados no mesmo padrão. Marque a opção Scattering no menu de brushes, deixei a opção Count em 2 para ficar um pouco mais denso.

tutograma-9Agora está bem mais real.

tutograma-6Voltemos ao Photoshop. Criem uma máscara na layer da caixa como mostrado abaixo.

tutograma-5Pinte com o brush de grama na layer da máscara para esconder a parte de baixo da caixa, parecendo que a grama está por cima dela. Vejam na imagem abaixo como a grama cobriu a caixa deixando uma aparência bem real na imagem.

tutograma-3

Para vermos como ficou nossa máscara que foi pintada no passo acima, pressione a tecla ALT (se for no MAC é OPTION) e clique na camada da máscara como mostrado abaixo. Isso faz com que essa camada fique visível e possamos ver como foi nossa pintura. Para desfazer é só clicar pressionando ALT novamente na camada.

tutograma-2

Pessoal, esperamos que esse post tenha valido para que o trabalho de vocês possa ficar mais ágil e bonito, qualquer dúvida é só postar aqui no Blog. Um abraço a até a próxima.

Créditos das imagens:

Fundo: http://fav.me/d2ovn71
Caixa: http://fav.me/dukt1o

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s