Criando uma iluminação dramática.

Ultimamente nós do elelart temos percebido a importância da iluminação na hora de compor nossas manipulações. Ainda estamos evoluindo nesse quesito, contudo este tutorial irá mostrar uma prévia daquilo que estamos pesquisando e estudando. Vamos aprender como criar uma iluminação para tornar uma imagem mais dramática como no resultado mostrado abaixo.

Vale lembrar que quando trabalhamos uma iluminação específica em determinada imagem a mesma iluminação pode não surtir efeito em uma outra foto, isso porque a iluminação original das fotos são diferentes.

Então se você seguir este tutorial a risca e em sua manipulação a iluminação não ficar parecida com esta não fique desanimado.. mas garantimos que ao seguir os passos abaixo você poderá obter um resultado semelhante.

Espero que gostem. Abração!!!

1ª passo. Vamos abrir a imagem a ser trabalhada. Para isso podemos ir em File > OPEN AS, ou simplesmente abrir através das teclas de atalho, neste caso CTRL + O.

2ª passo. Agora vamos criar uma layer acima da imagem original e preencher com um cinza médio. Para isso:

  • No menu do Photoshop Clique em Edit/Fill, na tela que se abre escolha 50% Grey nas opções de Contents. Após isso de Ok.

  • Pronto, agora temos uma camada cinza por cima da nossa imagem. Mude a Blend da camada para overlay e verás que ela vai ficar invisível.

Essa camada serve para escurecer ou clarear partes da imagem que estamos trabalhando, em overlay tudo que estiver pintado com o cinza em 50% fica invisível, mas se escurecermos ou clarearmos um pouco isso irá interferir na camada abaixo tornando-a mais clara ou mais escura, isso poderia ser feito direto na imagem mas assim preservamos a integridade dela.

3ª passo. Agora vamos pintar nossa camada cinza, mas antes iremos configurar os pincéis de clareamento e escurecimento. Para isso vamos usar as ferramentas Burn Tool e Dodge Tool (mais esclarecimentos sobre essas ferramentas veja aqui).

  • Primeiramente vamos clarear as partes que queremos iluminar (pense sempre nas luzes e nas sombras), então escolha a ferramenta Dodge Tool e no menu de cima em Range escolha Midtones (essa opção faz com que clareemos as partes com iluminação normal, não afetará as áreas muito escuras nem as muito claras), depois diminua o Exposure para 24% ou algum valor do seu agrado (isso serve para que possamos pintar de leve e assim podemos reforçar as áreas que queremos destacar mais, passando o pincel várias vezes pelo mesmo ponto).

Com o pincel configurado daremos as pinceladas nas áreas claras da nossa imagem, veja na imagem abaixo onde foi aplicado o pincel clareador.

Agora use o mesmo procedimento mas com o pincel escurecedor (use a Burn Tool) e claro pinte nas partes escuras.

Agora dê as pinceladas nas partes escuras.

Obs. Agora vejamos como ficou a nossa camada cinza com a blend Normal (isso é só para visualização depois volte-a para Overlay é claro).

4ª passo. Agora vamos acentuar a iluminação dando um ar mais dramático. Para isso:

  • Vá na janela de Adjustments e crie uma camada de Brilho e Contraste, os valores sempre ficam a seu critério, mas eu aumentei o contraste ao máximo.

  • Crie uma camada Curves e arraste  os pontinhos até chegarem aos valores destacados abaixo.

  • Crie uma camada Levels, observe os valores colocados.

  • Agora crie uma camada Gradient Map nas configurações  escolha as cores Preto e Branco, o gradiente tem que ficar como mostrado abaixo.

Ainda na camada do Gradiente Map mude a blend para Luminosity.

5ª passo. Agora vamos mudar a cor da cadeira pois está muito destoante do resto da imagem. Crie uma camada Selective Color e escolha a opção Cyans (com isso iremos somente alterar os tons verde/azulados sem mudar as outras cores). Altere os valores como mostrado abaixo.

  • Ainda na camada de Selective Color escolha a opção Blues (para os tons azuis) e altere os valores.

6ª passo. E para finalizar vá em Adjustments e procure a opção Vibrance, isso faz com que a imagem fique com uma tonalidade menos saturada dando um ar mais opaco à imagem. Configure como mostrado abaixo:

Agora vejam como ficou a imagem final.

Espero que tenham gostado e aprendido alguma coisa. Qualquer dúvida é só perguntar nos comentários que teremos a satisfação em responder.

Inté a próxima!!!!

Anúncios

6 comentários sobre “Criando uma iluminação dramática.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s