Colocando marca d´água nas suas imagens. [Photoshop + Lightroom]

Infelizmente no mundo da arte digital é comum ver pessoas se apropriando de trabalhos que não lhes pertencem. Principalmente quando trabalhamos com várias imagens, vamos tomar como exemplo a construção de um tutorial.

Uma solução prática seria uma marca d´água em cada imagem contida neste tutorial, porém imaginem o trabalho que daria ter que inserir esta marca em cada imagem por vez.  Mas para sua felicidade nós do “elelart” temos a solução, que é a inserção dessa marca automaticamente nas imagens a serem utilizadas.

Para isso usaremos o Photoshop na criação da marca d´água e o Lightroom para inseri-la.

  • Crie seu texto com uma fonte que não seja muito fina, pois trabalharemos só com os contornos. Nesse caso usei a fonte Cooper Std.

  • Vamos criar um efeito de bevel (esse efeito cria um relevo na imagem que estamos trabalhando), então escolha a camada da fonte e clique no ícone destacado abaixo para abrir as opções de estilos de camada (layers styles) e escolha a opção Blending Options.

  • Agora vamos deixar a nossa fonte transparente para que ela não esconda a imagem que estará por baixo. Então deslize os controles como destacados abaixo, ao fazer isso esconderemos a cor preta tornando-a transparente.

  • Clique na opção Bevel and Emboss e altere as opções destacadas, os valores ficam a critério de cada um e podem variar de acordo com o tamanho ou o tipo da fonte. Diminua os valores de Depth e reduza a quantidade da cor preta em Shadow Mode, isso para que a imagem fique quase imperceptível. Veja que já podemos ver o efeito de relevo.

  • Desative as outras camadas se existirem e salve para PNG para preservar a transparência.

Pronto ja criamos nossa marca d´água, agora prepararemos as imagens que a receberão. Para isso:

  • Marque as camadas que iremos exportar.

  • Escolha a opção destacada abaixo: – File/Scripts/Export Layers to Files…

  • Com esse comando cada camada será exportada como uma imagem diferente. Escolha o caminho (Destination) onde as imagens serão gravadas, marque a opção Visible Layers Only se existirem camadas que não serão usadas (somente as camadas com o Olhinho aceso serão exportadas).

  • Agora clique no botão Run, escolha o caminho onde ficarão as imagens e clique OK.

Veja o alerta que tudo correu bem.

Verifique na pasta escolhida que as imagens foram salvas em ordem numérica.

Terminamos nossa parte de Photoshop, agora vamos inserir a marca nas imagens criadas.

  • Abra o Lightroom e importe as imagens que estão na pasta em que salvamos. Para maiores detalhes sobre importação no Lightroom veja esse tópico.

  • Veja que as imagens foram todas carregadas na tela de Biblioteca contudo estas ainda não estão selecionadas. Para selecionadar todas as imagens pressione o Shift e clique na primeira e última imagem. Veja que todas as imagens estão selecionadas agora.

  • Vamos exportar as imagens, escolha a opção Arquivo/Exportar.

Abre-se a janela de opções de exportação, como é uma janela muito extensa eu a dividi em duas telas que estão abaixo.

  • Escolha o local da exportação, em Nomeação de arquivos marque a opção Renomear para e escolha a opção Nome personalizado – Sequência, então preencha em Texto personalizado com o nome que queres que os arquivos tenham e em Número inicial com o número que queira que o primeiro arquivo tenha. Essas opções servem para renomear os arquivos em ordem numérica a partir do número 1 com o nome ´tuto marca dagua´.

Agora vejamos a segunda parte da tela.

  • Temos várias opções mas só marcaremos a opção Marca d´água, então escolha a opção Editar marca d´água.

Abre-se a janela do Editor de marca d´água.

  • Em Estilo da marca d´água marque a opção Gráfico e em Opções de imagem clique no botão Escolher.

  • Escolha a imagem PNG que criamos no início do tutorial.

O Lightroom irá executar o processo para cada imagem automaticamente, isso leva alguns segundos e pode ser acompanhado pela barra destacada abaixo. Ao final do processo essa barra apresenta a mensagem Tarefa concluída.

Agora verifique que os arquivos estão nomeados e numerados de acordo com nossas configurações e todos com a marca d´água inserida.

Espero que esse tutorial possa aumentar os conhecimentos nessas ferramentas e facilitar um processo que seria bem complicado.

Anúncios

Um comentário sobre “Colocando marca d´água nas suas imagens. [Photoshop + Lightroom]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s