Transformando imagens em Shapes no Photoshop – Nível intermediário

Não sei se vocês já passaram por alguma situação que era preciso vetorizar alguma imagem de emergência.. aí neste exato momento teu corel te deixa na mão e você ainda não sabe usar o AI… Minha gente, seus problemas acabaram..hehehehehe.

Mostraremos  como você pode criar Shapes a partir de uma foto, sendo  dois métodos, um rápido mas sem muita qualidade e outro um pouco mais trabalhoso contudo sua qualidade é superior. Então vamos lá.

1o método – Shape rápido.

Abra a foto no PS, use as ferramentas Quick Selection Tool e Magic Wand Tool como mostra a figura abaixo. Na imagem abaixo explico o porque do uso destas duas ferramentas.

Pronto, temos nossa imagem totalmente selecionada. Agora vamos criar a Shape a partir dessa seleção.

Usando qualquer ferramenta de seleção clique com o botão direito dentro da seleção,  abre-se uma janela como mostra a figura, então clique em Make Work Path. Abre-se outra janelinha para configurarmos o valor de Tolerance, entraremos com o valor 0,5 que é o valor mínimo.

Veja que após clicar Ok vai aparecer uma camada nova na janela de Paths com o formato da seleção que foi feita.

 – O que é esse tal de Tolerance???

– Calma! Explicarei isso mais tarde, mas se está muuuuuito curiosa dá uma olhadinha mais abaixo.

Agora com a nossa Path criada vamos criar o Shape a partir dela.

Para isso vamos selecionar na janela de Paths a camada que contém o formato que acabamos de criar, reparem que ao selecionar a camada ela imediatamente fica azul, isto é muito importante porque só  poderemos criar o Shape com ela selecionada. Então vá no menu do PS em Edit e escolha Define Custom Shape. Na janela que aparece digite o nome da Shape que vai ser criada e Ok.

Pronto. Criamos nossa shape, vejamos onde ela aparece.

Agora vá no menu de ferramentas e escolha a Custom Shape tool (veja um tutorial sobre as ferramentas do PS aqui). Como mostra a figura abaixo, aparecerão várias opções, porém você vai clicar na opção Shape Layers, depois clique na setinha indicada na imagem abaixo para abrir o menu de Shapes, veja que a última Shape do menu é a que criamos.

Agora é só clicar na Shape que acabamos de criar. Pressione a tecla Shift, pois não queremos que nossa Lhama fique muito magrinha ou muito achatada, e arraste o mouse ate ficar no tamanho que lhe agrade, veja na imagem abaixo que foi criada uma layer com a máscara no formato de llama.

 – Ei, espera aí! Você falou lá no início que tinham dois métodos, com e sem qualidade.

– Sim. Vou explicar agora. Nesse método rápido, se aumentarmos muito a imagem, vai ficar serrilhado mas no outro método vai ficar tudo bonito. E é justamente agora que eu vou explicar o que é o Tolerance.

Tolerance é o valor que aumenta o detalhe dos traços em relação ao que foi selecionado. Quanto maior o valor menos detalhes teremos. Veja na imagem abaixo que nossa Shape com tolerance 10, ficou sem serrilhado mas com os traços bem retos, perdendo a forma original da imagem. Portanto fica a nosso critério aumetar ou não o valor de tolerance,  lembrando que se aumentarmos o valor tiramos o serrilhado mas perdemos a forma.

– Reparem no detalhe o serrilhado com tolerance 0,5.


2o método – Shape detalhado.

Agora que já vimos todas as vantagens e desvantagens de usar o método rápido, veremos o melhor método. Esse método é mais demorado pois precisamos recortar com a Pen Tool e com isso pegaremos todos os detalhes da imagem mas teremos menos passos a fazer no PS.

Primeiramente se não souberes como recortar com a Pentool veja o tutorial que ensina aqui. Então ao final do recorte quando ligamos os pontos, automaticamente é criada uma Path na nossa janela de Paths.

Agora faça tudo como explicado no método 1.

Vá no menu do PS em Edit e escolha Define Custom Shape. Na janela que aparece digite o nome da Shape que vai ser criada e Ok.

Temos nossa Shape exatamente como recortamos. Veja na figura abaixo que mesmo aumentando a imagem não perdemos resolução e nem fica serrilhado.


Pronto! Agora é só brincar com outras Shapes e fontes para criarmos uma imagem bem simples.

Crédito: Lhama

Webtutoriais:200F69AA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s