Passo a passo da imagem Basket Dream – Tutorial de manipulação Photoshop

Nesse tutorial vamos acompanhar passo a passo como fazer uma manipulação no Photoshop. Para isso iremos analisar camada por camada umas das criações de nosso querido amigo Painkiller. Ela pode ser vista por completo nesse link do Deviantart.

Título do trabalho: Basket Dreams

Basket_Dreams_by_alepainkiller

Passo 1

Abra uma imagem de sua preferência para servir como fundo. Lembrando que podemos utilizar várias fotos para fazer uma Background, nesse caso foi utilizado apenas uma. Saiba mais sobre stock nesse post.

ps: As fotos utilizadas neste tutorial estão disponíveis no final.

Passo 2

Vamos trabalhar com a iluminação, para isto foi criada uma camada de CURVES (ctrl-M)  A configuração como mostrada abaixo na janela da esquerda é para escurecer um pouco a imagem e dar um tom de mistério. (Clique na imagem para melhor visualização da configuração)

OBS: Para os mac maníacos (pessoas que utilizam a maçazinha) o que for ctrl vira command.

Ainda brincando com a iluminação, vamos trabalhar com  LEVELS (ctrl-L).

Passo 3

Vamos inserir a tabela de basquete, vejam que coloquei a stock recortada.

Passo 4

Agora vamos iluminar  o centro da tabela. Na figura abaixo é mostrado como foi criado o efeito. Primeiramente foi pintando em preto um quadrado em cima, onde fica a tabela e umas linhas em baixo, onde fica o poste. Depois foi colocada a máscara para apagar o que estava borrado. Para saber mais sobre máscaras vejam esse post.

Essa pintura em preto foi para escurecer essas partes. Em seguida foi mudada a blend para overlay, pois com essa configuração tudo o que for preto vai escurecer e o que que for claro vai brilhar. Para realçar o brilho na parte de dentro foi necessário pinta-lo de branco… e em volta foram usadas cores diferentes utilizando esse brush destacado na figura abaixo.

O resultado foi este.

Passo 5

Agora vamos montar nossa águia. Neste caso foram utilizadas duas águias diferentes (uma para utilizar o corpo e a outra somente a cabeça), porém foi preciso recortar a asa da stock original para poder adequar à imagem, reparem na imagem abaixo que usei a mesma asa e a coloquei atras.

Para a cabeça, além de recortá-la, também foi recortado o bico para colocá-lo aberto.

Nesse passo foi colada a asa.

O corpo da águia.

Colocando a cabeça.

Colocando o bico, isso foi feito para que a águia ficasse com o bico aberto ao contrário da original. Os delalhes fazem a diferença. 😉

Agora vamos pintar a cabeça da águia com a cor #a77141  para balancear  os tons da imagem depois mudaremos a blend da layer para overlay.

Passo 6

Vamos criar uma layer para dar sensação de movimento para as asas da águia.  Para isso, vamos duplicar a layer das asas (lembrem que elas estão separadas do corpo) para depois diminur a iluminação ao máximo com (ctrl-L) ate ficarem completamente pretas, aí foi colocado um FILTER motion blur, depois foi colocada uma máscara para o efeito ficar só na parte de cima. Assim parece que a nossa águia está descendo na direção da cesta.

Passo 7

Agora vamos iluminar a nossa águia para ela se adequar com o fundo. Para isso  todos os pedaços foram juntados para facilitar (Basta dar CTRL+E encima das layer que queremos juntar).

Um pouco de CURVES. (Lembrando de clicar na imagem para ver as configurações)

Vamos dar mais um pouco de LEVELS (CTRL+L).

Passo 8

Agora vamos inserir a bola.

Vamos adequar a iluminação da bola com  CURVES (CTRL+M).

Oh não! LEVELS! Sim pode ser feito de outro jeito, mas foi feito assim. 🙂

Uma layer de HUE/SATURATION (ctrl-U) para tirar um pouco da cor da bola.

Passo 9

Foi pintada uma pequena sombra para a nossa bola no lugar destacado abaixo, lembrem que os detalhes são importantes. Isso foi feito para dar impressão de que a águia está acima da bola.

Passo 10

Vamos colocar umas texturas para dar mais dramaticidade à cena. Essa foi suave com a blend em SOFT LIGHT e diminuí a opacidade para 15%.

– Agora uma textura mais forte com a blend em OVERLAY e opacidade em 26%.

Essas foram as texturas usadas, mas pode ser qualquer uma ao gosto de quem vai manipular a imagem.

Agora um ajuste para dessaturar um pouco a textura. Vejam na imagem abaixo à esquerda, na janela de ADJUSTMENTS que a barrinha de SATURATION está com o valor -72. Para quem não sabe, dessaturar é tirar a cor da imagem, se for até o final ela fica preto e branco.

Passo 11

Agora vamos compor a cena com os passaros que assistem ao jogo. Primeiro colocou-se um passaro que foi recortado com máscara e depois o outro que já estava recortado. Eles estão destacados nos círculos da imagem abaixo.

Ajustando a iluminação com CURVES do primeiro pássaro

Já sabem né? Isso mesmo, CURVES! No segundo pássaro.

Passo 12

Uma tipografia para finalizar.

Duplicando a layer da tipografia, esta foi rasterizada e dado um GAUSSIAN BLUR, colocando a layer em LINEAR LIGHT.

Agora outra layer duplicada colocando um MOTION BLUR.

Bem, é isso. Espero que tenham gostado e que isso possa contribuir um pouquinho no aprendizado de vocês.

Stocks utilizadas:

Águia:

[link]
[link]

Abutres:
[link]
[link]

Bola:
[link]

Tabela:
[link]

Ponte:
[link]

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