Tutorial – Maquiagem Digital

Neste tutorial irei ensinar a fazer uma maquiagem simples e bonita. Espero que curtam e que consigam expandir seus conhecimentos.

Requisito: Ter noção de máscara e do filtro liquify.

PARA VER AS IMAGENS GRANDES BASTA CLICAR EM CIMA

Passo 1

Abra o documento (foto) de sua escolha. Neste caso escolhemos a modelo abaixo.

Passo 2

Vamos tirar os sinais e imperfeições da pele, para isso utilizaremos a ferramenta com as seguintes configurações

no caso do tamanho do brush você pode utilizar o que melhor servir. Você vai passar a ferramenta em cima das manchas e sinais, repare que a ferramenta irá fazer os sinais sumirem (na verdade a ferramenta clona os pixels que estão ao redor do que foi pintado).

Depois de retirar os sinais e imperfeições a imagem ficará assim:

Passo 3

Vamos clarear um pouco imagem. Para isso você pode ir em: Image > Adjustments > Curves,ou simplesmente usar o atalho CTRL+M. Você pode colocar os valores abaixo ou clarear de acordo com seu gosto.

Passo 4

Agora vamos dar uma mexidinha na boca, nariz e olhos, este passo pode ser um pouco complicado, mas com calma a gente chega lá. Vamos trabalhar com o filtro liquify.

Para isso vamos em: Filter > liquify. Quando abrir a tela escolha a ferramenta

o intuito deste passo é diminuir a boca, o nariz e arquear as sobrancelhas… Basta seguir as setas na imagem.

Obs: Uma dica ao usar essa ferramenta: Ela é sensível ao toque… Então você pode manipulá-la apenas clicando sobre as partes do rosto moldando de acordo com o que queremos – vale lembrar que o problema dessa ferramenta é o exagero, então cuidado pra não se empolgarem. A imagem deverá ficar assim:

Passo 5

Agora vamos mudar a cor do cabelo. Minha gente… Antes de tudo quero informar que existem várias técnicas para se mudar a cor de cabelo, a que usei é um pouco mais trabalhosa, porém creio que vale a pena ser ensinada.  Primeiro vamos duplicar nossa imagem dando um CTRL+J, em seguida vamos trabalhar com o Hue/Saturation (esse opção nos permite mudar a cor da imagem), para isso você pode ir em: Image > Adjustments > Hue/Saturation ou pressionar CTRL+U. Você pode escolher a cor que desejar neste caso eu escolhi a cor vermelha.

Vocês podem intensificar mais a cor (questão de gosto). Agora vamos aplicar a máscara nesta camada, isso porque queremos deixar somente a cor no cabelo. Caso não saibam aplicar a máscara – Se quiserem saber a respeito podem ver este tutorial: https://elelart.wordpress.com/2011/11/06/tutorial-de-mascara-no-photoshop-para-iniciantes/  – A imagem deverá ficar assim:

Passo 6

Agora vamos trabalhar a pintura nos olhos. É algo bem simples… Primeiro vamos abrir outra layer (camada) para podermos trabalhar com o brush na cor preta e assim delinear a parte de baixo dos olhos.

Agora iremos suavizar o passo anterior utilizando o filtro blur, para isto você deve ir em: Filter > Blur> Gaussian blur. A configuração abaixo foi de: 3,3 radius.

Vocês podem moldar o lápis nos olhos com a máscara ou até mesmo intensificar duplicando a camada da maquiagem. O resultado que obtive foi este:

Passo 7

Agora vamos aplicar a sombra nos olhos. Abra uma nova layer e escolha a cor que desejar. Nesta manipulação eu optei pela cor #a29958.

Vamos aplicar o Gaussian blur para suavizar a pintura. A configuração que utilizei foi de: 6,6 radius. Depois mudei a blend para Color burn, não podemos esquecer de limpar o excesso que ficou dentro do olho e diminuir a opacidade para 82%. Seu resultado deve ficar mais ou menos assim:

Dicas que aprendi assistindo “Esquadrão da moda” (rss). Para se dar profundidade nos olhos.. Vamos abrir uma nova layer e pintaremos o centro da pálpebra de preto e de branco a parte logo abaixo da sobrancelha para dar uma iluminada.

Agora vamos fazer a mesma coisa que fizemos na etapa onde pintamos de amarelo, a única diferença é que não mudaremos a blend das sombras branco e preto… Apenas vamos dar Gaussian blur e diminuir a opacidade da cor branca para 73%. O resultado deverá ficar parecido com isto:

Nesta imagem eu quis brincar um pouco com algumas cores… Na imagem seguinte vocês iram perceber as seguintes cores: #7baab2 ; #b0a15e; #c16768#d74144. Ressalto que cada cor possui sua própria layer.

Em seguida mudei as blends. Seguindo a ordem da sequência de cores citadas acima elas ficaram organizadas da seguinte forma: Multiply, Color burn, Exclusion e Exclusion. Vamos aproveitar e dar uma clareada nos olhos com a ferramenta                     

com as seguintes configurações:

Sendo que o tamanho do brush fica a critério de quem manipula. Nesta altura do campeonato sua imagem deverá ficar parecida com isso:

Para finalizar os olhos, eu apliquei algumas texturas. Deixarei os links das mesmas abaixo para quem quiser usá-las depois.  A textura azul está com opacidade 76% e com a blend em overlay enquanto que a textura colorida está com opacidade em 76% e sua blend em Saturation… Vale lembrar que estas foram moldadas com a utilização da máscara ou até mesmo a borracha (Fica a critério de cada um).

Passo 8

Chegou a vez de brincarmos na boca. Vamos abrir uma nova Layer… A cor utilizada no batom foi esta: #d87ca7. Assim como fizemos nos olhos no início nós iremos pintar a boca e em seguida dar Gaussian blur. Com configuração: 10 radius.

Em seguida vamos mudar a blend do batom para Multiply e opacidade 80% e Fill 70% (Não esqueçam de limpar o excesso fora do contorno da boca). Vamos aproveitar e aplicar um blush, a cor que utilizei foi a: # fbaf5d , também reduzi a opacidade do blush para 70% e sua blend está Multiply. Sua imagem deverá está parecida com isso:

Passo 9

Agora vamos aplicar a flor. Caso queiram utilizar a flor utilizada na imagem, no fim do tutorial postarei o link do stock… Enfim, a flor é algo bem simples. Primeiro iremos posicioná-la onde queremos e em seguida iremos trabalhar com Curves (basta pressionar CTRL+M).

Agora iremos tornar a flor preto em branco para tirarmos um pouco da cor, para isso basta pressionarmos SHIFT+CTRL+U e depois editarmos a dessaturação indo em: Edit > Fade Desaturate.

Para finalizarmos a flor só falta acrescentar a sombra… Com a camada da flor selecionada vamos em Blending options > Drop shadow.

Depois vamos criar uma layer só da sombra… Para isto vamos clicar com o botão direito do mouse encima do olhinho da sombra localizada na camada da flor. Assim que clicarmos irá aparecer uma janela e vamos procurar a opção Create Layer.

Após criar a camada da sombra… vamos dar Gaussian Blur e diminuir a opacidade para 71%.

Passo 10

Por último vamos brincar na iluminação. Basta seguir os passos abaixo:

  • Vá em: Image > Adjustments > Brightness / Contrast e defina os valores abaixo. A blend deve está na opção Normal e com a opacidade 71% / Fill 100%

  • Novamente abra a opção: Image > Adjustments  e escolha a opção Gradiente map com a cor abaixo. Na camada do gradient configure da seguinte forma: Blend Normal / Opacidade: 30% e Fill: 38%.

  • Ainda na opção Image > Adjustments  voê irá escolher a opção Photo Filter e configure como mostrado abaixo. Com: Blend Normal / Opacidade: 100% e Fill 100%

  • Continuamos indo na opção Image > Adjustments e escolhemos de novo a opção Gradiente Map. Fiquem atentos para as cores e a nova configuração: Blend: Normal/ Opacidade: 6% /  e Fill: 100%.

  • Pra finalizar vamos novamente em Image > Adjustments e escolhemos de novo a opção Gradiente Map. A cor utilizada neste gradiente foi: #fbaf5d e o branco; Com a blend em overlay/ opacidade: 25% e Fill: 100%.


RESULTADO FINAL

Espero que tenham gostado e que eu tenha explicado de uma forma compreensível. Qualquer dúvida é só perguntar. Abração e até a próxima!!


Stocks utilizadas:

Garota: http://yellow-stock.deviantart.com/gallery/?offset=120#/dkbe0q

Flor: http://crazykira-resources.deviantart.com/art/flower-renders01-47768835

Texturas: http://asphyxiate-stock.deviantart.com/art/Rainbow-Glitter-Texture-194687034

http://ro-stock.deviantart.com/gallery/?q=shiny#/d168zxz

5 comentários sobre “Tutorial – Maquiagem Digital

    • Feliz que tenha ensinado algo novo.. mas as vzs essa forma de mudar a cor de cabelo não funfa.. isso vai de acordo com a iluminação e a cor original da imagem.

      Muito obrigada pelo comentário.. essa é a maior recompensa que poderiamos ganhar. ABração queridon!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s